Ser Cristão

24/08/2010 13:13

 

Um cristão é alguém que encontra Jesus Cristo e se reconhece seu discípulo. O cristão está aberto a acolher generosamente a vida de relação com Ele, fazendo-se seu companheiro de viagem e aprendendo a amá-lo e a amar. Aí encontra a Salvação.

O cristão vê em Jesus a revelação de Deus, o Deus-connosco, na força transformadora do Espírito.

Para os discípulos de Jesus, é a partir dele, das suas palavras e dos seus gestos que toda a história do Povo Bíblico encontra o seu verdadeiro sentido. O cristão sabe que a sua fé tem raízes na história do povo do Antigo Testamento mas que a Antiga Aliança foi superada pela Nova e definitiva Aliança de Deus com a humanidade. Essa nova Aliança tem um nome - o Reino de Deus anunciado em Jesus. Esse Reino é o próprio Jesus na sua Vida.

A fé cristã supõe e implica uma imersão na comunidade eclesial, onde se faz a experiência da comunhão pessoal com Jesus e com todos os irmãos. Em comunidade, o cristão escuta a Palavra de Deus e celebra a Eucaristia, fonte de vida da Igreja e expressão primeira da fé na Ressurreição.

A Igreja, pelo seu testemunho, para celebração da fé, pelo seu horizonte de esperança e pelo cuidado no amor, anuncia a acção libertadora de Jesus, o Vivo.

Os cristãos sabem que o anúncio do Evangelho passa pelo compromisso transformador do mundo. A experiência vivida na comunidade eclesial é referência para novas relações com todos os homens e mulheres que conduzam à construção de um mundo de irmãos.

                                        Onde Moras? Editora Paulinas