Seguir Jesus

25/08/2010 16:00

 

Jesus, o Filho de Deus, nasce no meio da Humanidade para realizar uma missão. Qual? Um dia, na Sinagoga de Nazaré, para explicitar a sua missão, Jesus leu uma passagem do livro de Isaías:

"O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu para anunciar a Boa-Nova aos pobres; enviou-me a proclamar a libertação aos cativos e aos cegos, a recuperação da vista; a mandar em liberdade os oprimidos, a proclamar um ano favorável da parte do Senhor" (Lc 4, 18-19).

 

Ao terminar a leitura, disse que aquela profecia se realizava naquele dia, realizava-se na sua própria pessoa. Jesus é habitado pelo Espírito de Deus, está investido de uma missão: vem para os pobres, vem para libertar os oprimidos, vem para que todos possam ver mais e mais profundamente, vem proclamar um tempo favorável para a Humanidade, vem para salvar.

Sabemos como Jesus realizou admiravelmente esta missão na sua vida: sabemos como curou, como libertou, como acolheu, como perdoou, como comunicou a esperança e a vida abundante para todos. Manifestou, desta forma, um Deus cheio de bondade e de ternura, apaixonado pela Humanidade.

Como poderia Jesus continuar a sua missão depois da morte? Logo, desde o início, Jesus chama outros: "Vem e segue-me." Com estas palavras ou outras semelhantes, Ele vai desafiando homens e mulheres para se associarem à sua missão. Conhecemos alguns nomes: André, Tiago, João, Simão, etc. O que é que Jesus lhes pedia ao seguirem-no? Pedia-lhes que deixassem tudo por amor, que estabelecessem novas prioridades, situando-se num novo horizonte. Aqueles que aceitaram o primeiro chamamento para o seguir entraram como que num período de formação. Começaram a andar com Jesus, aprenderam com Ele o amor ao Pai e aos irmãos, aprenderam um estilo de vida simples, pobre, de desprendimento dos bens, de abertura aos outros, principalmente aos mais pobres e mais pecadores. Esta aprendizagem não aconteceu em nenhuma escola, mas a partir dos acontecimentos do quotidiano, na forma como viam Jesus falar e agir.

Um dia Jesus disse-lhes: "Ide." Ide anunciar o Reino, ide curar, ide levar a paz. Não leveis nada para o caminho, ide desprendidos de tudo, para que a vossa confiança e a vossa esperança estejam apenas no amor de Deus e na paixão pela vida do mundo. E assim foi acontecendo de geração em geração até aos nossos dias. Jesus Ressuscitado continua a interpelar mulheres e homens, e a dizer-lhes: "Vem e segue-me." Desta forma, na vida da Igreja, a missão de Jesus tem atravessado a História e continuará por todos os tempos.

Onde Moras? Editora Paulinas