Que significa o Caminho de Emaús? (Lc 24, 13-35)

01/10/2011 10:23

 

- Caminhar

É verdade que caminhar custa: mas quando estamos sós, caminhar ainda custa mais. E quando estamos longe dos nossos amigos, sentimo-nos tristes. Assim acontece também com Jesus. Queremos que caminhe connosco, porque é nosso amigo. E estar longe de Jesus não é sinónimo de alegria.

- Escutar a história de Jesus

Jesus tem muitas coisas para nos contar e é bom querer conhecer mais a Jesus, escutar a sua história, compreender o que nos quer dizer. E sermos hoje personagens da sua história no nosso viver.

- Mudar de atitude

Os discípulos estavam tristes porque Jesus não estava com eles. Mas tudo muda quando de novo O descobrem: começam a olhar para as pessoas que caminham à sua volta, sentem-se de novo felizes. Jesus faz mudar de atitude! Torna-nos diferentes: mais atentos aos outros, mais capazes de atender quem precisa, mais disponíveis para amar.

- Anunciar Jesus aos outros

Quando descobrem a Jesus, sentem a necessidade de voltar a Jerusalém para contar aos outros discípulos que Jesus está vivo. Testemunham o que lhes aconteceu. Anunciam o ressuscitado. Partilham o que lhes vai dentro do coração para que os outros também descubram a Jesus vivo.

- Entrar em comunhão com Jesus

Ao partir do pão, liberta-se-lhes o olhar turvo que os impede de conhecer Jesus. Na Eucaristia, descobrimos a Jesus vivo que nos faz ver as coisas de modo deferente, que nos faz caminhar escutando a sua Palavra, que nos torna suas testemunhas.

                                              Revista "Catequistas" Setembro 2011